
Gaga criou um par de óculos de sol de lâminas já que ela representava um espírito agressivo feminino. Ela enfatizou que "queria elaborar um par de óculos para aquelas "vadias" e para algumas de minhas namoradas [...] ficariam com lâminas no lado de suas bocas, [...] que o espírito agressivo feminino é uma coisa que eu queria projetar. Significa ser, 'Este é meu escudo, esta é a minha arma, este é o meu senso íntimo de fama, este é o meu monstro.' As roupas de látex no videoclipe foram elaboradas por Max Wolf para o filme Where the Wild Things Are.Ela também calça um sapato com salto de 12 polegadas.
Enredo
A principal ideia por trás do videoclipe é que Gaga fora sequestrada por um grupo de supermodelos que a drogam e vendem-na para a máfia russa. O videoclipe se passa numa casa de banho branco-fluorescente. O videoclipe começa com gaga sentada num trono branco, usando um vestido dourado e óculos feitos de lâminas. Ela é rodeada por várias pessoas e por um dog alemão, que fez aparições em todos os seus videoclipes anteriores. Ela está com o seu dedo no botão "mute" de um alto-falante de um iPod (no qual um fragmento sintetizado dafuga em B menor do Livro 1 d'O Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach emana como uma introdução para o videoclipe), e quando Gaga pressiona o botão, "Bad Romance" começa a tocar. A luz do sol começa a impregnar nas parede de um banheiro, ativando a luz fluorescente, e um letreiro é mostrado, onde se lê: "Bath Haus of GaGa" ("Casa de Banho de GaGa"). Um grupo de dançarinos que usam roupas colantes de manga comprida, com botas a altura do joelho, combinando coroas com caixões brancos em forma de ovos. O caixão do meio tem a palavra "Monster", e Gaga emerge deste caixão usando uma roupa semelhante a das dançarinas, que começam a dançar atrás de Gaga. Quando o coro da canção começa, duas mulheres tiram Gaga de uma banheira, arrancam suas roupas e forçam-na a tomar um gole de vodka. Assim que a segunda parte começa, Gaga, usando uma roupa coberta por diamantes e completada por uma coroa, dança sensualmente para um grupo de homens que estavam participando de um leilão, cujo objeto leiloado é a própria Gaga. Ela senta-se no colo de um dos homens, executando algo como a lap dance. Logo em seguida, ele oferece um lance e torna-se então o maior licitante. Quando o coro é tocado pela terceira vez, Gaga usa uma casaco de pele de urso polar falsa. Ela segue então para o homem, que está sentado numa cama, desabotoando sua camisa. Gaga expressa um rosto de indiferença e tira seu casaco e seus óculos escuros. De repente, a cama incedeia-se espontaneamente com o homem ainda deitado. O videoclipe termina com Gaga do lado de um esqueleto ainda em combustão sobre a cama destruída, com cinzas em toda a parte. Ela fuma um cigarro enquanto seu sutiã pirotécnico se ativa.
Recepção
Tim Stack, do Entertainment Weekly comparou parte da coreografia com o videoclipe de "Thriller", de Michael Jackson. Ele disse que "Não acho Gaga ainda mais bonita do que nos close-ups, onde mostra Gaga com menos roupas. Por um lado, eu amo aquelas loucas pupilas dilatadas onde Gaga mostra-as em boa parte do videoclipe. [...] Este videoclipe é incrível." Jennifer Cady, do E! também estava impressionada com o videoclipe e comentou que "este videoclipe realmente nos fazem apreciar tudo o que Gaga trás para a música pop. Ela é excitante para se assistir, é aquilo e pronto. [...] Nós precisamos de alguém como Gaga para trazer realmente o pop. Para por realmente o seu pensamento e o cuidado no seu produto, então que isto torne-se vivo." Daniel Kreps, da Rolling Stone disse que as cenas do videoclipe recordavam o trabalho de Stanley Kubrick. Ele acrescentou que "'Bad Romance' faz com que Gaga traga fãs com talvez a sua atração mais louca e brilhante [...] todas vestidas de branco naquelas roupas ultrajantes (e isso é dizer muito)." Jocelyn Vena, da MTV, disse que o videoclipe foi simbólico e que retratou que a "velha Gaga não existe mais e aqui está a novíssima Gaga: aquela que parece ter prazer em empurrar as fronteiras e explorar todos os tipos de tendências sexuais. Ele ainda acrescentou que "[o videoclipe foi] um testamento para o seu brilhantismo como artista e que Gaga está usando como trampolim para a próxima etapa de sua carreira. Nos dias de hoje, parece que todas as estrelas pop raramente põem seus pensamentos em suas visões e em seus produtos." O 'The Wall Street Journal observou que Gaga "parece ser uma das poucas estrelas pop nos dias atuais que realmente entende de espetáculos, moda, dança e coreografia, todas as coisas que Madonna e Michael Jackson eram mestres na década de 1980." Bill Lamb, do About.com, disse que "a canção [o videoclipe] explode em seus sentidos até que você esteja apenas se afogando no poder do áudio e do vídeo. Lady Gaga continua a quebrar barreiras e a nos levar para novos lugares. Em uma indústria musical em que muitas vezes parece querer revisitar o que poderia ser bem-sucedido no passado sem considerar novos materiais e seus elementos, Lady Gaga continua a ser uma força poderosa para se observar." Evan Sawdey, do PopMatters.com, disse que o videoclipe "É uma espécie de [...] brando. O coro é sentido como alguma coisa retratada e cansada dos versos, e a coisa só carece daquela "faísca" extra que fazem de seus sucessos anteriores tão prazerosos. Ao invés disso, a música é mais bem definida pelo seu videoclipe."
♦ Palavras De Lady GaGa
"Eu queria alguém com um entendimento tremendo de como fazer um videoclipe pop, porque o meu maior desafio de trabalhar com diretores é que eu sou a diretora e eu compus o enredo e estabeleci a moda e decidi sobre o que seria e é muito difícil achar diretores que cedam a qualquer tipo de sugestões do artista [...] mas Francis e eu trabalhamos juntos. [...] Foi colaborativo. Ele é realmente um diretor de videoclipes pop e de filmes. Ele dirigiu Eu Sou a Lenda e sou uma fã fervorosa de Will Smith, então eu sabia que ele poderia dirigir o videoclipe em um jeito que eu poderia dar toda a minha esquisitice, as ideias mais psicóticas, [...] mas que poderia vir a ser relevante ao público."
♦ Algumas Performances Ao Vivo
♦ The Ellen Degeneres Show
♦ AMA 2009
♦ Oprah ( Medley )
♦ The Monster Ball Tour
Comentários:
Postar um comentário