♦ Bad Romance


Informações

Durante uma entrevista com a revista Rolling Stone, Gaga confirmou que o director do vídeo era Francis Lawrence. A equipa artística da cantora, Haus of Gaga, tratou da direcção de arte para o vídeo. Era para ter sido estreado exclusivamente no sítio oficial na Internet da cantora a 9 de Novembro de 2009, mas foi recolocado a 10 de Novembro de 2009, e também no canal oficial no YouTube da editora discográfica, Interscope Records.

Gaga criou um par de óculos de sol de lâminas já que ela representava um espírito agressivo feminino. Ela enfatizou que "queria elaborar um par de óculos para aquelas "vadias" e para algumas de minhas namoradas [...] ficariam com lâminas no lado de suas bocas, [...] que o espírito agressivo feminino é uma coisa que eu queria projetar. Significa ser, 'Este é meu escudo, esta é a minha arma, este é o meu senso íntimo de fama, este é o meu monstro.' As roupas de látex no videoclipe foram elaboradas por Max Wolf para o filme Where the Wild Things Are.Ela também calça um sapato com salto de 12 polegadas.


Enredo

A principal ideia por trás do videoclipe é que Gaga fora sequestrada por um grupo de supermodelos que a drogam e vendem-na para a máfia russa. O videoclipe se passa numa casa de banho branco-fluorescente. O videoclipe começa com gaga sentada num trono branco, usando um vestido dourado e óculos feitos de lâminas. Ela é rodeada por várias pessoas e por um dog alemão, que fez aparições em todos os seus videoclipes anteriores. Ela está com o seu dedo no botão "mute" de um alto-falante de um iPod (no qual um fragmento sintetizado dafuga em B menor do Livro 1 d'O Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach emana como uma introdução para o videoclipe), e quando Gaga pressiona o botão, "Bad Romance" começa a tocar. A luz do sol começa a impregnar nas parede de um banheiro, ativando a luz fluorescente, e um letreiro é mostrado, onde se lê: "Bath Haus of GaGa" ("Casa de Banho de GaGa"). Um grupo de dançarinos que usam roupas colantes de manga comprida, com botas a altura do joelho, combinando coroas com caixões brancos em forma de ovos. O caixão do meio tem a palavra "Monster", e Gaga emerge deste caixão usando uma roupa semelhante a das dançarinas, que começam a dançar atrás de Gaga. Quando o coro da canção começa, duas mulheres tiram Gaga de uma banheira, arrancam suas roupas e forçam-na a tomar um gole de vodka. Assim que a segunda parte começa, Gaga, usando uma roupa coberta por diamantes e completada por uma coroa, dança sensualmente para um grupo de homens que estavam participando de um leilão, cujo objeto leiloado é a própria Gaga. Ela senta-se no colo de um dos homens, executando algo como a lap dance. Logo em seguida, ele oferece um lance e torna-se então o maior licitante. Quando o coro é tocado pela terceira vez, Gaga usa uma casaco de pele de urso polar falsa. Ela segue então para o homem, que está sentado numa cama, desabotoando sua camisa. Gaga expressa um rosto de indiferença e tira seu casaco e seus óculos escuros. De repente, a cama incedeia-se espontaneamente com o homem ainda deitado. O videoclipe termina com Gaga do lado de um esqueleto ainda em combustão sobre a cama destruída, com cinzas em toda a parte. Ela fuma um cigarro enquanto seu sutiã pirotécnico se ativa.


Recepção

Tim Stack, do Entertainment Weekly comparou parte da coreografia com o videoclipe de "Thriller", de Michael Jackson. Ele disse que "Não acho Gaga ainda mais bonita do que nos close-ups, onde mostra Gaga com menos roupas. Por um lado, eu amo aquelas loucas pupilas dilatadas onde Gaga mostra-as em boa parte do videoclipe. [...] Este videoclipe é incrível." Jennifer Cady, do E! também estava impressionada com o videoclipe e comentou que "este videoclipe realmente nos fazem apreciar tudo o que Gaga trás para a música pop. Ela é excitante para se assistir, é aquilo e pronto. [...] Nós precisamos de alguém como Gaga para trazer realmente o pop. Para por realmente o seu pensamento e o cuidado no seu produto, então que isto torne-se vivo." Daniel Kreps, da Rolling Stone disse que as cenas do videoclipe recordavam o trabalho de Stanley Kubrick. Ele acrescentou que "'Bad Romance' faz com que Gaga traga fãs com talvez a sua atração mais louca e brilhante [...] todas vestidas de branco naquelas roupas ultrajantes (e isso é dizer muito)." Jocelyn Vena, da MTV, disse que o videoclipe foi simbólico e que retratou que a "velha Gaga não existe mais e aqui está a novíssima Gaga: aquela que parece ter prazer em empurrar as fronteiras e explorar todos os tipos de tendências sexuais. Ele ainda acrescentou que "[o videoclipe foi] um testamento para o seu brilhantismo como artista e que Gaga está usando como trampolim para a próxima etapa de sua carreira. Nos dias de hoje, parece que todas as estrelas pop raramente põem seus pensamentos em suas visões e em seus produtos." O 'The Wall Street Journal observou que Gaga "parece ser uma das poucas estrelas pop nos dias atuais que realmente entende de espetáculos, moda, dança e coreografia, todas as coisas que Madonna e Michael Jackson eram mestres na década de 1980." Bill Lamb, do About.com, disse que "a canção [o videoclipe] explode em seus sentidos até que você esteja apenas se afogando no poder do áudio e do vídeo. Lady Gaga continua a quebrar barreiras e a nos levar para novos lugares. Em uma indústria musical em que muitas vezes parece querer revisitar o que poderia ser bem-sucedido no passado sem considerar novos materiais e seus elementos, Lady Gaga continua a ser uma força poderosa para se observar." Evan Sawdey, do PopMatters.com, disse que o videoclipe "É uma espécie de [...] brando. O coro é sentido como alguma coisa retratada e cansada dos versos, e a coisa só carece daquela "faísca" extra que fazem de seus sucessos anteriores tão prazerosos. Ao invés disso, a música é mais bem definida pelo seu videoclipe."


Palavras De Lady GaGa


"Eu queria alguém com um entendimento tremendo de como fazer um videoclipe pop, porque o meu maior desafio de trabalhar com diretores é que eu sou a diretora e eu compus o enredo e estabeleci a moda e decidi sobre o que seria e é muito difícil achar diretores que cedam a qualquer tipo de sugestões do artista [...] mas Francis e eu trabalhamos juntos. [...] Foi colaborativo. Ele é realmente um diretor de videoclipes pop e de filmes. Ele dirigiu Eu Sou a Lenda e sou uma fã fervorosa de Will Smith, então eu sabia que ele poderia dirigir o videoclipe em um jeito que eu poderia dar toda a minha esquisitice, as ideias mais psicóticas, [...] mas que poderia vir a ser relevante ao público."


Algumas Performances Ao Vivo


The Ellen Degeneres Show



AMA 2009



Oprah ( Medley )



The Monster Ball Tour




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